O Facebook é a rede social que mais gera resultados através da interatividade com o público e consumidor por meio de funções que possibilitam comunicar-se diretamente com o público-alvo.

É também, a rede social mais utilizada pelos internautas brasileiros, cerca de 130 milhões de usuários, sendo assim, o terceiro País mais ativo no Facebook, atrás dos EUA e Índia.

Com o grande número de usuários, gera-se grandes oportunidades para empresas, consumidores e marcas.

Entretanto, com as recentes alterações de algoritmo do Facebook, o conteúdo de páginas de empresas aparecem com menos frequência no feed de notícias.

Afinal, o que é o algoritmo do Facebook?

A função do algoritmo é conectar as pessoas às publicações de acordo com seus interesses e determinar o que aparecerá no feed de notícias dos usuários através de dados coletados, como buscas, tipo de postagens, curtidas, compartilhamentos, etc.

Com a mudança do algoritmo, páginas de marcas e empresas aparecem com menos frequência no feed de notícias, dando prioridade para publicações de amigos e familiares.

Mas como se adaptar a essa mudança e conseguir resultados para o seu negócio mesmo assim? Conheça alguns tópicos importantes:

1. Conhecer os gostos e preferências do público-alvo

Para que o seu conteúdo se torne compatível com o interesse do público-alvo, é necessário conhecer os gostos, preferências e necessidades do mesmo. As chances de obter melhores resultados aumentam quando você consegue criar uma conexão direta com consumidor.

2. Interatividade

A interação com os usuários é essencial para aumentar a audiência de uma página. As principais alternativas para gerar essa interação são: criar posts com possibilidades para comentários; responder comentários, positivos e negativos, isso faz com que os usuários sintam-se próximos da marca e valorizados; adequar o tipo de linguagem a ser utilizada com o seu público-alvo para conseguir uma comunicação eficaz; não abusar dos textos, utilizar imagens e vídeos que cativam o público.

3. Investir em anúncios

Apesar da mudança de algoritmo do Facebook, ainda é possível estar em destaque no feed de notícias através de anúncios impulsionados. Ou seja, anúncios que são pagos. É importante escolher os posts certos para impulsionar, principalmente aqueles que agreguem mais valor para o público-alvo. Outra vantagem de posts impulsionados é que, através dos dados gerados (engajamento, visualizações), é possível saber qual tipo de post atrai os seus seguidores e investir mais neles.

4. Diversificar o conteúdo

Insistir em somente um formato de postagem pode fazer com que sua página se torne monótona para os seus seguidores, não trazendo os resultados esperados. Por isso, é bom inovar e testar formatos diferentes, como vídeos, transmissões ao vivo, criação de eventos, gifs, etc.

5. Buscar outras redes sociais como alternativa.

Embora ainda seja a rede social mais utilizada no Brasil, não dependa só do Facebook para divulgar sua marca. Instagram e Youtube também são canais de comunicação eficientes, desta forma, é possível abranger o público. O Linkedin também está se tornando uma alternativa para o público que é empreendedor.

Fizemos um post sobre os erros mais comuns na hora de anunciar no Facebook, vem dar uma olhada aqui.

Ficou alguma dúvida? Deixe sua pergunta nos comentários e entraremos em contato!