Facebook e Instagram são as maiores redes sociais do momento e também dois grandes focos de investimento de empresas. Mas será que você está sabendo utilizá-las da melhor forma, respeitando suas singularidades?

Facebook e Instagram fazem parte do império virtual de Mark Zuckerberg, que conta também com o WhatsApp. Ambas arrecadam milhões de dólares através de publicidade e seguem fortes no segmento.

Porém, apesar de serem parecidas em termos gerais, elas possuem peculiaridades que as diferem entre si e seus objetivos.

Por isso, é importante saber utilizá-las de forma correta, para extrair os melhores resultados e performances de cada uma. Confira a seguir quais são suas similaridades, diferenças e como fazer seus conteúdos e anúncios darem certo.

Facebook e Instagram

FACEBOOK

O Facebook é uma rede social criada em 2003, por Mark Zuckerberg, Chris Hughes, Eduardo Saverin e Dustin Moskovitz, para que os universitários pudessem escolher amigos pela aparência.

Após passar por diversas mudanças e reformulações, hoje o Facebook conta com inúmeras empresas que investem em publicidade na plataforma.

A rede suporta fotos, vídeos, textos, enquetes, artigos mais longos, dentre outros. Incluindo as recentes histórias instantâneas e um messenger (que também é uma nova área de anúncios).

INSTAGRAM

O app foi lançado em 2010 pelo americano Kevin Systrom e o brasileiro Mike Krieger. Logo se tornou um sucesso, no qual as pessoas compartilhavam suas mais variadas fotos.

Em 2012 foi comprado pelo Facebook por 1 bilhão de dólares. E ficou ainda mais popular após o lançamento da versão para Android.

Com a chegada do Snapchat, o Instagram teve que se reformular e trazer alguns diferenciais. Hoje, além do seu modelo inicial de foto e texto, ele suporta: múltiplas fotos no mesmo post, vídeos, filtros e as histórias instantâneas que estão sempre trazendo novidades.

FACEBOOK = INSTAGRAM

As semelhanças do Facebook e Instagram são bem nítidas. Ambas são redes sociais, nas quais as pessoas postam textos, fotos e vídeos.

Além disso, há interação entre usuários através de comentários e mensagens privadas.

Ambas também abrigam publicidade em diversos formatos e geram um resultado bastante satisfatório às empresas em relação ao custo/benefício.

Facebook e Instagram

FACEBOOK X INSTAGRAM

Já as diferenças entre essas redes se devem principalmente ao perfil e comportamento dos seus usuários:

Facebook

Por já estar a mais tempo no mercado e ter sido iniciado através de um website, o Facebook possui um público com idade mais ampla, tendo conquistado tanto os jovens, quanto os mais velhos.

Essa rede permite posts mais elaborados, textos longos, vídeos mais demorados, portanto ela exige um conteúdo de melhor qualidade.

Ao fazer uma Fanpage no Facebook, esta deve ser levada a sério. Quando alguém quer saber mais sobre uma empresa, ela vai até sua página, checa seu conteúdo, sua credibilidade, avaliação, número de curtidores, etc.

Uma página corporativa com a gramática errada, fotos de má qualidade e informações incompletas, diminuem a confiabilidade da empresa e colocam em cheque sua eficiência e profissionalismo.

Por isso, o Facebook deve possuir uma certa seriedade. Não que você não possa compartilhar memes, textos de humor e etc (aliás você deve!), porém deve fazer isso da forma mais repeitosa, completa e elaborada possível. Compartilhar assuntos de interesse público, falar mais sobre seus serviços e gerar bastante conteúdo institucional, agrega muito valor e auxilia seus possíveis clientes numa tomada de decisão.

Instagram

Já o Instagram nasceu na era do celular e dos aplicativos, por isso possui um perfil de usuários mais jovem e antenado.

Por ser uma rede que não possui um longo espaço para textos e estar mais focada na imagem, ela preza pela rapidez. Tudo o que você quer dizer, deve ser transmitido pela foto e o descritivo é apenas um reforço, um complemento.

O Instagram permite uma maior espontaneidade. Isso não quer dizer que você esteja totalmente liberado para abusar do “internetês”, mas uma abreviada nas palavras não abalará a reputação da sua empresa.

Fotos improvisadas sobre o dia a dia, novidades e situações corriqueiras ou peculiares são muito bem-vindas. Elas ajudam a dar “alma” à sua empresa, mostrar o lado mais humano e empolgante por trás dela. Ajuda a conectar você e o seu cliente, além do seu serviço.

OU SEJA…

Facebook e Instagram são super importantes para o seu negócio, elas são uma vitrine para o que você faz. Enquanto uma mostra o resultado do seu serviço, a outra mostra como você o fez.

As duas são similares e se complementam. Basta saber utilizar e extrair das duas o melhor de seus potenciais.

Facebook e Instagram

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