Publiposts: eles estão presentes em qualquer plataforma digital das principais webcelebrities e vieram para ficar. Descubra como eles funcionam e a melhor forma de beneficiar sua empresa através deles.

Publiposts são postados quase que diariamente nos principais Instagrams, Facebooks, Blogs e Youtubes de Digital Influencers do Brasil e do mundo.

Eles são uma arma certeira na publicidade hoje em dia e o “ganha-pão” de muitas celebridades da internet.

Mas você já parou para pensar nas regras que ele exige, na estratégia necessária para atingir seu público-alvo e qual o caminho necessário para conseguir parceiros importantes?

Pensando nisso, preparamos um guia básico para a sua marca emplacar de vez na internet, através de pessoas-chave. Confira a seguir:

O QUE SÃO PUBLIPOSTS?

Os publiposts – ou posts patrocinados – são textos, postagens ou vídeos, no qual a webcelebrity exalta um produto ou marca.

Por serem “influenciadores digitais”, essas pessoas alcançam um enorme número de seguidores, que se interessam pelo produto divulgado.

Isso traz resultado tanto nas suas redes sociais, com um aumento do número de seguidores, como nas suas vendas.

Publiposts

O QUE É NECESSÁRIO DEFINIR PARA PUBLIPOSTS DE SUCESSO:

É preciso traçar uma estratégia antes de simplesmente colocar o post no ar. Confira a seguir:

Produto ou marca

Defina se você quer divulgar apenas algum produto específico da sua empresa ou se deseja divulgá-la como um todo, fazendo um “anúncio” institucional.

A importância de fazer isso, se deve ao próximo item.

Público-alvo

Qual o seu público-alvo? Tenha certeza de qual target você quer atingir, relacionando à escolha da divulgação que você vai fazer.

Por exemplo: você tem uma loja de sapatos e quer divulgar o lançamento de um scarpin. Mesmo que seu público em geral seja mulheres de idades variadas, seu anúncio do scarpin, provavelmente, não vai surtir efeito em meninas de 16 a 22 anos, que preferem sandálias abertas e tênis.

Essa definição está totalmente atrelada a:

Digital Influencer

Ao definir o público-alvo, você consegue selecionar as blogueiras com as quais vocês quer trabalhar.

Continuando o exemplo anterior do scarpin, muito provavelmente você vai acabar optando por Digital Influencers mais sérias e maduras, como: Thássia Naves, Lalá Noleto e Camila Coelho.

A segmentação deve ser feita com maestria para seu anúncio surtir o efeito desejado.

Formato

Outro ponto importante é: você quer seja feita uma resenha em blog, um post mais despretensioso no Instagram ou um vídeo no Youtube?

Deve-se estudar a melhor forma que o seu produto vai ser apresentado ao público, para que o engajamento aconteça.

Publiposts
Youtube – Jout Jout

OUTROS PONTOS IMPORTANTES:

Confira outras dicas que devem ser levadas em conta na hora de planejar seu post patrocinado:

Sinalizar

No início dos posts patrocinados, muitas blogueiras encobriam esse fato, fazendo apenas posts sugerindo produtos aos seus seguidores.

Com o passar do tempo, essa forma de propaganda foi se tornando cada vez mais forte e foi necessária uma regulamentação para torná-la mais “leal” para quem à lê.

Ou seja, hoje em dia, todo e qualquer publipost deve ser sinalizado, para que os usuários das redes sociais saibam que aquilo se trata de uma propaganda e não apenas uma dica de blogueira.

Publiposts
Instagram – Bianca Andrade (Boca Rosa)

Forma de pagamento

Existem duas formas de “recompensa” para os digital influencers que fazem posts patrocinados:

  • Permuta: nesse caso, a blogueira recebe o produto e comenta sobre ele em suas redes. Ou seja, ela troca a divulgação por algum serviço, produto ou benefício.
  • Dinheiro: esse é o mais comum entre web celebrities já consagradas. Para cada formato de post, ela tem um valor pré-definido a ser cobrado, que pode ser modificado dependendo da empresa ou produto que a contrata.

Conteúdo

Apesar de ser obrigatória a sinalização de um publipost, sua divulgação pode ser feita de inúmeras formas: desde a mais escancarada, até a mais sútil.

É importante definir com a blogueira a forma que você quer que aquele produto seja apresentado: num look do dia, num tutorial ou simplesmente num post divulgando suas redes sociais.

Mas lembre-se: quanto mais qualidade o post tiver, melhor o resultado.

Caminho até a blogueira

Agora que você já chegou até aqui e aprendeu o essencial, você deve estar se perguntando “mas como eu consigo chegar até essas digital influencers?”

Muitas delas possuem empresários, e-mails e caixas postais para receber seus produtos.

Uma maneira fácil e rápida de obter retorno é através de assessorias especializadas neste serviço, como a Dívea Hub, que conecta a sua empresa às maiores celebridades da internet.

Quer participar desse time de Influencers? Te dou ótimas dicas de como entrar nesse mercado que cresce a cada dia e como lucrar com ele!